Os motivos pelos quais a redução de mensalidades escolares não é possível devido a COVID-19

Os motivos pelos quais a redução de mensalidades escolares não é possível devido a COVID-19

Desde o início da pandemia do COVID-19 foram implementadas diversas medidas de enfrentamento, e dentro delas, a mais importante foi a implementação do distanciamento social.

Em decorrência disso, foi ordenada a suspensão de todas as aulas presenciais e, como consequência, todas as instituições de ensino ficaram impedidas de ministrar aulas na modalidade presencial.

Assim, diante do quadro mundial, as instituições de ensino com sensibilidade e solidariedade para com o próximo, tomaram diversas medidas objetivando a adequação de seus serviços às novas necessidades de isolamento social, bem como facilitar a vida dos alunos e seus responsáveis financeiros.

A primeira medida tomada pelas instituições foi instituir as aulas virtuais em ambiente online, seja por meio da plataforma em formato de aulas gravas, seja em formato de lives (ao vivo), fornecendo um compartilhamento em tempo real de todos os conteúdos ministrados, de modo a tornar a aula mais intuitiva.

Mas afinal, você deve estar se perguntando, após a instalação das aulas na modalidade online não houve uma redução de custos por parte das instituições? 

A resposta é NÃO. Após a instalação das aulas na modalidade online as instituições de ensino tiveram que arcar com os seguintes gastos adicionais, além daqueles já planejados:

  • Aprimoramento da tecnologia para viabilizar um ensino de qualidade;
  • Contratação de funcionários especializados na nova tecnologia;
  • Gastos adicionais com informática;
  • Adquirir novas licenças de software;
  • Custos com digitalização de conteúdo e imagens de livros;
  • Custos para garanti aulas AO VIVO e no MESMO HORÁRIO daquelas que, originalmente, seriam ministradas presencialmente;
  • Capacitação de professores;
  • Investimento em pesquisas e efetivações de novas metodologias e reorganização interna para elaboração de novo calendário acadêmico.

Esses são apenas alguns dos novos gastos que as instituições têm enfrentado diariamente.

Mas, e quanto aos locais físicos que não estão sendo utilizados? Não há como reduzir esse tipo de gasto?

Essa resposta também é NÃO. Muito embora não esteja sendo utilizado o espaço físico da instituição, mais especificamente as salas de aulas, as demais áreas da instituição continuam sendo utilizados. 

A área administrativa como a secretaria, continua tendo atividades.

 

Além disso, a instituição não pode simplesmente se “desfazer” de seus prédios. Veja, para o recredenciamento de uma instituição junto ao MEC são necessários diversos requisitos, sendo um deles o espaço físico adequado destinado ao funcionamento das aulas.

Se a instituição decidir se “desfazer” de suas instalações físicas apenas para redução de gastos enquanto perdurar as medidas de enfrentamento do COVID-19 não há garantias de que a mesma irá conseguir novamente o espaço quando as atividades voltarem, ficando impedida de oferecer os serviços para os quais tanto se dedica.

O cenário atual ainda é incerto, e gradualmente estão sendo retomadas as aulas presenciais, especialmente para os alunos de baixa renda que não tem acesso à internet. Motivo pelo qual as instalações ainda continuam sendo usadas.

Esses são alguns dos motivos pelo qual as mensalidades não devem ser reduzidas.

 

Apesar de a maioria não estar utilizando a totalidade física da IES, ainda há o atendimento para aqueles que necessitam de apoio e auxílio nesse momento delicado que todos estão enfrentando.

 

Por Isabella de Oliveira Pires Lopes

Deixe um comentário